HORÁRIO DE CARNAVAL
Confira o que abre e o que fecha em Piracicaba
Contas com vencimento nestas segunda e terça poderão ser pagos quarta

Por Marcelo Rocha

Trabalhou no fim de ano, agora folga: lojas de rua não funcionarão na segunda e na terça

Crédito: Antonio Trivelin

Trabalhou no fim de ano, agora folga: lojas de rua não funcionarão na segunda e na terça

Mas quem precisa ir ao guichê bancário só conseguirá fazê-lo quando os tamborins cessarem, na Quarta-Feira de Cinzas (14), ao meio-dia. O Comércio e as agências bancárias ficarão fechados nesta terça-feira (13). No Shopping Piracicaba, as lojas abrirão durante os próximos cinco dias nos seguintes horários: nesta segunda-feira (12), das 10 horas às 22 horas; nesta terça, do meio-dia às 20 horas, e na Quarta-Feira de Cinzas, das 10 horas às 22 horas.
As lojas instaladas no Centro e nos principais corredores comerciais não abrirão porque vão compensar o feriado trabalhado de 8 de dezembro de 2017. Tal acordo foi celebrado na convenção coletiva assinada pelo Sincomércio Piracicaba e Sincomerciários.
“Já as lojas que não abriram em dezembro ou os comerciários que não atuaram na ocasião, estão liberados para trabalhar no Carnaval”, informam os dois Sindicatos. Na Quarta-Feira de Cinzas, o funcionamento do Comércio piracicabano será em horário normal, isto é, das 9 horas às 18 horas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa aos usuários que possuem contas, boletos e carnês com vencimento nestas segunda e terça-feiras que os mesmos poderão ser quitados na quarta-feira, sem a cobrança de juros e multa.
Prefeitura e plantões
A Prefeitura vai abrir na segunda-feira, permanecerá fechada nesta terça e só reabrirá na quarta, após o meio-dia. Os mesmos horários serão praticados pelas duas unidades do Poupatempo (municipal e estadual), pelo Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários municipais de Piracicaba (Ipasp) e pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). Já a Câmara de Vereadores de Piracicaba só reabrirá nesta quinta-feira (15).
Em regime de plantão, estarão a CPFL Paulista (0800-0101010); a Defesa Civil (telefone 199); a Polícia Militar (190); a Polícia Civil (197); a Guarda Civil (153); e o Corpo de Bombeiros (193). A Polícia Rodoviária - cuja base operacional funcionará normalmente, no quilômetro 157 da rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), atende pelo telefone (19) 3424-2872. E o Pelotão Ambiental funcionará 24 horas, pelo (19) 3426-1996
O Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) atende ao munícipe pelo número (19) 3401-1111. A coleta de lixo será mantida durante o Carnaval, enquanto que a varrição das ruas será feita a partir da terça-feira. Na terça-feira, o Mercado Municipal vai funcionar das 6 horas ao meio-dia.
Saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende normalmente pelo telefone 192. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família (USF) não abrirão na terça e só retomarão o atendimento à população na quarta, após o meio-dia.
Os pronto-socorros da cidade, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam normalmente (24 horas). A Central de Ortopedia e Traumatologia (COT) também funciona 24 horas e o telefone da unidade é o (19) 3433-1686.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (incluindo plantões para urgências) terá os seguintes horários de funcionamento: segunda, das 7 horas às 21 horas; terça, das 8 horas às 16 horas; e quarta, das 8 horas às 21 horas. Telefone: (19) 3433-3934.
Cultura e lazer
No feriado prolongado, o Zoológico Municipal e o Paraíso da Criança manterão seus horários de abertura, das 9 horas às 16 horas, de terça-feira a domingo. O Parque da Estação da Paulista ficará aberto no dia 13, assim como o Museu Histórico e Pedagógico 'Prudente de Moares', que abrirá das 10 horas às 14 horas. O Casarão do Turismo vai atender seus visitantes até sábado, das 9h30 às 17h30.
A Casa do Povoador, o Museu da Água, o Aquário Municipal, a Pinacoteca Municipal 'Miguel Dutra' e a Biblioteca Municipal 'Ricardo Ferraz de Arruda Pinto' estarão fechados na terça-feira.