CAMPEONATO PAULISTA
Planejamento da A-2
Preparar adequadamente o elenco para buscar o acesso é a meta

Por José Ricardo Ferreira

O técnico do XV, Evaristo Piza

Crédito: Antonio Trivelin

O técnico do XV, Evaristo Piza

Quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
O técnico do XV de Piracicaba enalteceu o planejamento do clube para a temporada 2018 do Campeonato Paulista da Série A-2. O clube conta com nove reforços e já agendou cinco jogos-treino. O primeiro será no dia 15, às 10 horas, contra o São Carlos, provavelmente no CT XV/Raízen.
Para o treinador, a importância da A-2 fez com que todos se unissem para um objetivo em comum: preparar adequadamente o elenco para buscar o acesso. “(É) a necessidade de fazer uma grande Série A-2 pensando no retorno à A-1. Então a diretoria não está medindo esforços dentro das possibilidades do mercado em busca de nomes para a equipe”, disse.
Ele lembrou que, mesmo em férias, a Diretoria e a Comissão Técnica continuaram trabalhando intensamente para minimizar erros e fazer uma bela competição em 2018. Nesta quinta-feira (7), o XV apresentará oficialmente à imprensa, os atacantes Everton e Jobinho. O zagueiro Vinícius Simon também se apresentará à Comissão Técnica nesta quinta-feira. Neste domingo (10), chegará o meio-campo Guly. O goleiro, Luiz Fernando, se apresentará no dia 20.
Reforços
O treinador disse que o XV está em busca de mais dois reforços, mas “sem pressa”. “Tem que ter o perfil para vestir a camisa do XV”.
Ele adiantou que o alvinegro vai buscar mais um zagueiro e um meia-armador. Para ele, as demais posições têm pelo menos dois ou mais atletas para a função. Isso dá uma segurança para os trabalhos nessa pré-temporada. Com esse plantel, declarou o treinador, terá “boas dores de cabeça” para escalar o melhor jogador para as partidas. “Todos com o mesmo objetivo para todos ganharem lá na frente”, disse.
Piza disse que o número limite de inscrição para a A-2 é de 26 jogadores, sendo três goleiros e mais dez garotos da base. E com a intenção de alçar talentos para o profissional, ele vai acompanhar os jogos do XV na Copa São Paulo de Futebol Júnior a partir do mês que vem. Dessa forma, ele pretende trabalhar bem o atual elenco e, se possível, deixar algumas vagas em aberto para a sequência da A-2, quando podem ocorrer lesões.
O técnico disse que todas as contratações foram resultado de um consenso na Diretoria e Comissão Técnica. “O mérito é de todos na construção desse grupo”. Piza disse que o grupo é experiente. Ele contou que houve o estudo do perfil de cada reforço. O clube tem contratado atletas com mais de 30 anos de idade. Para ele, isso não pode ser observado como negativo.
“A idade está elevada? Está! Mas o grupo é bem equilibrado. Temos os mais experientes, mas também os jovens. Os jogadores com idade maior podem até assustar, mas o Guly (35 anos de idade), por exemplo, já jogou dois Paulistas inteiros pelo Ituano, jogou pelo Botafogo. Ao longo do ano, 35, 36 partidas. Foi um exemplo específico. Não estamos trazendo jogadores sem histórico de jogo ou parados desde o início do ano”, disse. 
Nesta quarta-feira (6), o time trabalhou à tarde e, nesta quinta-feira (7), fará testes de aeróbia nos dois períodos, além de trabalhos com bola.
Bases
A equipe sub-14 do XV de Piracicaba está na final do Campeonato da Liga Piracicabana. O time conquistou a vaga depois de vencer a Caterpillar, por 1 a 0, com um gol de Davi. Agora a equipe enfrentará o Chute Inicial, de Limeira (SP), neste sábado (9), às 11 horas, no campo do EC Rezende, na decisão da competição local.
Sobre a vitória na semifinal, o técnico Rafael Vinicius fez a seguinte análise: “Enfrentamos um adversário que jogou fechado, por isso, tivemos alguma dificuldade para fazer jogadas de infiltração, mas conseguimos fazer chegar ao nosso gol e controlar bem a partida até o final”, comentou. Nesta quinta-feira, está previsto um jogo-treino entre o sub-20 e o Primavera, no CT, às 15 horas.