COPA PAULISTA
Jogo que vale vaga
XV jogará às 15 horas desta quarta, contra o São Paulo

Por José Ricardo Ferreira

Treino do XV no Barão

Crédito: Del Rodrigues

Treino do XV no Barão

Quarta-feira, 11 de outubro de 2017
O XV de Piracicaba enfrentará o São Paulo, nesta quarta-feira (11), às 15 horas, pelo returno da segunda fase da Copa Paulista, na Arena Barueri, em Barueri (SP). Se vencer a partida, estará classificado com uma rodada de antecedência para a fase mata-mata do torneio estadual. O XV, sob o comando do técnico Evaristo Piza, lidera o Grupo 4, com sete pontos ganhos e o São Paulo é o quarto e último com quatro, fora da zona de classificação.
Para Piza, o jogo tem ares de decisão. “A importância da classificação. A partir do momento que você entra em um quadrangular, todas as partidas se tornam fundamentais e algumas delas são imprescindíveis, principalmente quando o instante de atingir o objetivo se aproxima. Acredito que com a vitória garantimos a classificação e isso torna o duelo decisivo”, declarou, nesta terça-feira (10), durante coletiva de imprensa.
No primeiro turno dessa fase, o São Paulo veio ao estádio Barão de Serra Negra e venceu o XV por 2 a 1, com um gol de pênalti já nos descontos. Esse do São Paulo evidentemente não é o elenco profissional, mas uma equipe formada por garotos sub-20 em sua maioria. Coincidentemente, o XV só perdeu nessa Copinha para equipes com jogadores de base.
A outra derrota, na primeira fase, foi diante do Mirassol. O técnico Piza disse, nesta terça-feira, que essa questão não é levada em conta pelo elenco que comanda. O foco, disse ele, é vencer seja qual for o time. O treinador quinzista manterá a mesma equipe que venceu a Portuguesa, na rodada passada, por 4 a 0, no Barão.
No banco, o XV não contará com o meio-campista Rafael Rosa, que sofreu uma fisgada na coxa e está fora da partida. Os zagueiros Marcão e Doni, além do lateral-direito Crystian continuam em tratamento no Departamento Médico e também não foram relacionados para o jogo da tarde desta quarta-feira.
Calor
Devido ao horário do embate, o alvinegro e o Tricolor Paulista deverão atuar sob calor intenso em Barueri, o que requer alguns cuidados. “Primeiro princípio, não correr errado. Precisamos ficar com a posse de bola e não correndo atrás dos atletas do São Paulo, que irá disposto a propor o jogo. Eles estão três pontos atrás de nós na classificação e necessitam da vitória, além disso, possuem uma equipe muito jovem”, externou Piza. O São Paulo vem de um empate em 2 a 2 com o Linense, em Lins (SP), na rodada anterior.
O treinador teve pouco tempo de treinamentos entre uma partida e outra e durante o período procurou passar aos jogadores a postura que espera do time na Arena.
“Temos que ir a campo bem organizados, marcarmos forte e sairmos forte, sem entrar na correria. É necessário ter muita atenção. Não podemos errar, é preciso estar sempre atento e preparado”, comentou o comandante, que realizou o apronto na manhã desta terça-feira, no Barão. A rodada ainda terá, em Lins, às 20 horas, nesta quarta-feira, Linense e Portuguesa.