DIA DAS CRIANÇAS
Procon visita estabelecimentos de Piracicaba
Foram vistoriadas 51 lojas em diversos bairros e orienta consumidores

Por Da Redação

Na hora de comprar brinquedos, observe todos os detalhes

Crédito: Divulgação

Na hora de comprar brinquedos, observe todos os detalhes

Quarta-feira, 11 de outubro de 2017
O Procon Piracicaba concluiu a Operação Dia das Crianças. As visitas foram realizadas entre os dias 2 e 6 de outubro, em 51 estabelecimentos de Piracicaba, localizados nos bairros Centro, Paulista, Piracicamirim, Areão, Vila Rezende, Alemães, São Dimas, e no distrito de Santa Teresinha.
A Operação consistiu em visitação aos estabelecimentos que comercializam produtos deste segmento, levando em conta formas de fixação dos preços nos produtos expostos à venda; pagamentos com cheques, cartões de débito e crédito - e indicação das bandeiras; disponibilidade de acessibilidade do Código de Defesa do Consumidor, cartazes do Procon e da Lei Antifumo.
Os fiscais verificaram se os produtos continham o Selo de Certificação do Inmetro, que indica que o produto foi submetido a ensaios e atende a requisitos mínimos de segurança (intoxicação, choque elétrico, perfuração, alergia, entre outros).
O Procon orienta que, antes da compra, o consumidor verifique nas embalagens a indicação da idade ou da faixa etária a qual o produto é destinado, do importador (se produto importado), instruções de uso e montagem, e se a loja atende a lei do lacre (nº 8.124/92) que permite o consumidor examinar o brinquedo antes da compra. As lojas devem disponibilizar amostras de jogos e brinquedos abertos para serem testados pelo consumidor.