DIA DOS PAIS
Cemitérios esperam 25 mil visitantes
A data é a terceira em volume de visitantes nos campos santos

Por Marcelo Rocha

A Prefeitura montou um esquema especial para a fiscalização

Crédito: Antonio Trivelin

A Prefeitura montou um esquema especial para a fiscalização

Sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Os quatro Cemitérios de Piracicaba - três mantidos pela Prefeitura e um particular - devem receber cerca de 25 mil visitantes neste domingo (13), em razão do Dia dos Pais, conforme estimativa de seus administradores. Elaine Seguezzi, chefe do setor dos Cemitérios Municipais da Saudade, do bairro Vila Rezende e do distrito de Ibitiruna, calcula que, juntos, os três locais devem receber "de oito a 10 mil pessoas".
O Dia dos Pais, ela acrescenta, é a terceira data em volume de visitantes. "O 'boom' é no dia de Finados, depois vêm o Dia das Mães e, em seguida, o Dia dos Pais", relata. O horário de funcionamento dos três Cemitérios será das 7 horas às 18 horas, incluindo as sedes administrativas (instaladas nos Cemitérios da Saudade e do bairro Vila Rezende). E o padre Kleber Danelon vai celebrar, neste domingo, às 7h30, uma missa em homenagem aos pais na Capela do Cemitério da Saudade.
A administradora dos Cemitérios informa que a Guarda Civil, o Pelotão Ambiental e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) trabalharão na fiscalização de ambulantes. De acordo com a Prefeitura, a Semtre liberou 15 autorizações para venda de flores naturais e artificiais, velas e fósforos, nos dias 12 e 13, das 7 horas às 14 horas, nos Cemitérios da Saudade e Vila Rezende.
"E o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) disponibilizará bebedouros na entrada dos dois cemitérios e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) atuarão nas regiões dos Cemitérios", frisa Elaine.
"Pedimos para as pessoas que, se vierem fazer alguma limpeza no túmulo, que venham até esta sexta-feira (11). Além disso, orientamos que os visitantes comprem produtos de ambulantes credenciados e que, se trouxerem vasos, que sejam com furos para não acumular água", observa Elaine.
Ressurreição
A administração do Cemitério Parque da Ressurreição estima a presença "de aproximadamente 15 mil pessoas, nestes sábado e domingo, que devem ser dias tranquilos e de homenagem aos pais".
O horário de visitação do Ressurreição será das 6h30 às 18 horas, informa os gestores do local, sendo que a área administrativa vai funcionar das 7 horas às 17 horas. A missa em tributo aos pais falecidos será no domingo, às 9 horas, e também será celebrada pelo padre Kleber Danelon.
Visita antecipada
Nesta quinta-feira (10), o Cemitério da Saudade já recebia pessoas que decidiram antecipar suas homenagens aos pais e familiares. Acompanhadas da mãe (a dona Ignes Moraes), as irmãs Sandra e Maria Aparecida Moraes vieram de Águas de São Pedro (SP) para visitar, limpar e decorar o túmulo do pai falecido em 1997. As três empunhavam vassoura, rodo, produtos de limpeza e vasos de flores.
"Todo Dia dos Pais a gente vem dar um trato no túmulo dele, porque minha mãe gosta de fazer isso", conta Sandra. "É como se ela fizesse um carinho para o marido e o sogro, que também está enterrado aqui", acrescenta Maria Aparecida. "Antecipamos a visita porque, no domingo, vai estar lotado", diz a dona Ignes.
Maria Neidy Aguiar Rodrigues da Cunha também foi prestar homenagem ao marido e ao filho, que estão sepultados no cemitério da Saudade. "Em dezembro, fará quatro anos que eles estão aqui. Antecipei minha homenagem porque no fim de semana vou a São Paulo para passar com minha filha e meu genro", comenta.