140 ANOS DE IMIGRAÇÃO
Família Vitti será homenageada na Câmara
A sessão solene comemorará os 30 anos do Circolo Trentino

Por Marcelo Rocha

A igreja e a praça do bairro Santana, onde acontecem as festas religiosas e culturais

Crédito: Antonio Trivelin

A igreja e a praça do bairro Santana, onde acontecem as festas religiosas e culturais

Sexta-feira, 4 de agosto de 2017
A família Vitti, que está na quinta geração e conta com cerca de três mil integrantes, será homenageada nesta sexta-feira (4), pela Câmara de Vereadores, pelos 140 anos da imigração de Bortolo Vitti e Maria Saltori Vitti, fundadores do bairro Santana. A sessão solene também vai comemorar os 30 anos da criação do Circolo Trentino di Piracicaba, a partir das 19h30, no Salão Nobre da Casa de Leis.
A iniciativa do evento é do vereador Paulo Serra (PPS). Na proposta do requerimento aprovada por todos os vereadores, ele explica que apesar das dificuldades de adaptação na nova terra, a família criou raízes na Fazenda Santana e atualmente "os seus descendentes mantêm vivas as tradições que os 'nonos' trouxeram da Itália, há quase um século e meio".
De acordo com a presidente do Circolo, Dirce Gobette Vitti, e com a professora aposentada, Maria Emília Vitti, toda a comunidade de Santana está feliz com o reconhecimento e a homenagem. "Para nós é um momento de muita alegria", afirmou Dirce. Elas fazem parte da quarta geração dos Vitti. "Fizemos a árvore genealógica até a nossa geração e contamos duas mil pessoas. Agora, já na quinta geração, estimamos três mil integrantes na família", afirmou Maria Emília.
História
O casal Bortolo e Maria Vitti partiu de Gênova para o Brasil com os 10 filhos: Angelo Pietro, Anna Maria Domenica, Giorgio Massimiliano, Beniamino Giácomo, Narcisa Teresa, Paolo, Giácomo Damaso, Giacinto Francesco, Domenico Quirino e Ottávio Felice. Eles desembarcaram no porto de Santos no dia 23 de agosto de 1877, após quase um mês de viagem. 
Foram contratados pelo Barão de Indaiatuba para atuação em sua lavoura de café por 10 anos, em Campinas. "Com o fim do contrato eles compraram um pequeno sítio em Rio Claro, onde residiram por seis anos, até adquirirem a Fazenda Santana, há 124 anos, que deu origem ao bairro. Depois vieram outras famílias: Forti, Christofoletti e outras. Todos nós formamos a comunidade trentino tirolesa de Santana e essa homenagem é para todos nós", explicou Dirce.
Segundo ela, a família Vitti está presente na região de Piracicaba, como Campinas, Santa Bárbara D'Oeste, Americana, Rio Claro, Rio das Pedras. Há integrantes famosos, como o ator João Vitti, e mais recentemente o seu filho, também ator, Rafael Vitti, conforme Dirce.
Circolo
O objetivo do Circolo Trentino di Piracicaba é manter e resgatar as tradições culturais da comunidade e valorizar a história. "Nossos antepassados deixaram um legado que precisa ser preservado, principalmente os bons costumes, os valores, as virtudes e a religiosidade, que não podem ser esquecidos e devem ser passados às futuras gerações", comentou Dirce. A entidade foi fundada em abril de 1987, fica no bairro Santana e é filiada a Associazone Trentini nel mondo.