EM PIRACICABA
Até o final de novembro, 'Afro Retratos' estará no Sesi
A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira

Por Da Redação

Imagens fac-similares das pinturas realizadas pela artista compõem a mostra

Crédito: Divulgação

Imagens fac-similares das pinturas realizadas pela artista compõem a mostra

O Sesi Piracicaba recebe, até o dia 25 de novembro, a exposição 'Afro Retratos', da artista Renata Felinto, vencedora do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras pelo desenvolvimento desses trabalhos. A mostra estreou como parte do projeto Exposições Itinerantes do Sesi-SP. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10 horas às 17 horas, e em dias de espetáculos.
A mostra é composta de imagens fac-similares das pinturas realizadas pela artista, que surgiram a partir de questionamentos sobre identidade. Nesta série, ela atualiza por meio de uma espetacularização cromática a potência do rosto feminino de fenótipo afro, manipulando um imaginário social que tende a reduzir as culturas africanas e afro-brasileiras à alegria barroco-carnavalesca.
Para além da beleza plástica de suas atraentes figuras, o que se investiga são as possibilidades de muitas mulheres em uma só, na medida em que o trabalho é fruto da pesquisa de adornos estéticos femininos provenientes de culturas asiáticas, americanas, europeias e africanas. A artista retrata mulheres de diferentes culturas, com trajes étnicos, mas todas elas afrorepresentadas.
Renata Felinto é bacharel, mestra e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trabalha há 11 anos com arte e educação em museus e espaços culturais. De 2004 a 2011 atuou no Museu Afro Brasil como coordenadora do Núcleo de Educação. Desenvolve instalações e objetos e trabalhos em Fotografia, Pintura e Desenho.
Em 2012 recebeu o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares pelo desenvolvimento da série 'Afro Retratos'.
Serviço
'Afro Retratos'
Quando e horário: Mostra segue aberta até o dia 25 de novembro - terça a sexta-feira, das 10 horas às 17 horas.
Local: Teatro do Sesi Piracicaba, localizado à avenida Luiz Ralph Benatti, 600, no bairro Vila Industrial.
Informações: (19) 3403-5928.
Acesso: Entrada gratuita.