BERÇO DE TECNOLOGIA
Lançado o projeto Vale do Piracicaba
Iniciativa tem por objetivo tornar a cidade uma referência mundial

Por Adriana Ferezim

Matheus Mondin, José Augusto Tomé, Jorge Aversa Júnior, Sergio Barbosa, Gabriel Ferrat, Celso Omoto e Paulo Checoli

Crédito: Antonio Trivelin

Matheus Mondin, José Augusto Tomé, Jorge Aversa Júnior, Sergio Barbosa, Gabriel Ferrat, Celso Omoto e Paulo Checoli

Foi lançado, nesta quinta-feira (5), o projeto AgTech Valley, Vale do Piracicaba, que tem como objetivo fortalecer as 89 empresas e instituições de tecnologia para o agronegócio que já estão na cidade, captar novos negócios e investimentos, para StartUps, por exemplo, e tornar a cidade uma referência mundial na geração de conhecimento nesse segmento, como ocorre com o Vale do Silício, nos Estados Unidos, berço de multinacionais de tecnologia da informação.
O evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e reuniu os três idealizadores do projeto: Sergio Marcus Barbosa, gerente executivo da EsalqTec (Incubadora Tecnológica da Esalq); Mateus Mondin, docente de engenharia genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP); e José Augusto Tomé, da CanaTec.
Também participaram representantes das instituições de Ensino Superior de Piracicaba e entidades como a Acipi, com o presidente Paulo Roberto Checoli, além do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSB) e o assistente de direção da Esalq, Celso Omoto.
“Essa é uma iniciativa pioneira no Brasil para o setor agrícola, que reconhece Piracicaba como um centro de tecnologia da agricultura”, disse Omoto. A ideia surgiu em 2015 e foi formatada em dezembro. “É recente e já ganhou repercussão internacional. Inclusive há empresas e fundos de investimentos buscando informações”, comentou Mondin.
De acordo com Barbosa, o Vale do Silício teve 133 bilhões de dólares de lucro. “É uma proposta que trará maior visibilidade às institutições da cidade e, para a cidade, empresas de tecnologia com alto valor agregado e incentiva o surgimento de novas empresas”, afirmou. O site é www.valedopiracicaba.org
Desenvolvimento sustentável
O AgTech Valley, o Vale do Piracicaba, surge como uma alternativa para fomentar o desenvolvimento sustentável da cidade, conforme o prefeito Gabriel Ferrato. “A tecnologia é o caminho e esse projeto sugere isso. Cabe ao poder público desenvolver política pública e trazer o Estado para apoiar essa iniciativa”.
Para Jaime Finguerut, assessor técnico da presidência do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a identificação irá gerar talentos que atrairão mais talentos para o vale.
A professora Renata Cunha, coordenadora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), destacou a importância do patrimônio coletivo criado pelo projeto.